Top Menu

Revisão Ortográfica e Gramatical
É a pura correção de um texto, observando a ortografia e a gramática da língua portuguesa.

Revisão de Conteúdo
É adaptar um texto, eliminando mensagens que não traduzem o que se quer dizer e o mau-uso da língua, bem como todos os vícios, defeitos e erros estruturais.

Revisão Lógica
É a revisão de um texto segundo as categorias do conhecimento, conceitos e definições, e fórmulas de construção da linguagem.

Redação: Criação e Produção de Textos
Redigir, produzir ou criar um texto é fazer nascer um conteúdo inteiramente novo. Elaborar conteúdos novos a partir de textos apenas parciais, ou a partir de uma mera solicitação, explicações mínimas, etc.


Diferença entre criação e produção
Muito embora se possa dizer que quem cria está produzindo alguma coisa, o trabalho de produção sempre acrescenta o dever de usar metodologias, normalmente aceitas nos meios técnicos, científicos e acadêmicos.


Como é a pesquisa de conteúdo e linguagem
Já a pesquisa de conteúdo e linguagem, ao contrário do que se possa pensar, é ínsita tanto à produção quanto à criação de textos.


E se um novo conteúdo tiver que ser introduzido
Quando o texto a ser corrigido não é modificado, reescrito, estamos na revisão de conteúdo. Se um novo conteúdo tiver que ser introduzido, por causa de uma ideia mal elaborada, trabalho é de criação. 

Visitantes

Traduzir

Siga-nos!

E-mail   Newsletter   Siga-nos!   Curta   Siga-nos!   Assine